Conhece aqui as acções da JSD Monchique. A força de uma juventude diferente, com a coragem de lutar e viver por inteiro as ideias em que acredita.

sexta-feira, novembro 26, 2004

Vamos dar cor a nossa Terra




Ainda que envolto em polémicas e consecutivos atrasos no início do ano lectivo, finalmente estão a decorrer as aulas.
A JSD/Monchique não pode deixar de criticar todos aqueles que contribuíram para o atraso na colocação de professores, que está ainda a causar grandes transtornos aos Alunos, aos Professores e principalmente às Famílias portuguesas.
Estamos, no entanto confiantes de que o Governo irá desencadear todas as diligências no sentido de apurar os responsáveis, para evitar que situações idênticas se repitam no futuro.
Uma vez mais, e à semelhança do que aconteceu no ano passado, a JSD/Monchique vem publicamente desejar a todos: Alunos, Professores, Funcionários e Encarregados de Educação, UM BOM ANO ESCOLAR.
Para assinalar esta acção foi hoje distribuído aos alunos do Primeiro Ciclo do Concelho material escolar (Caixa de lápis de cor e uma Sebenta), com o objectivo de promover o gosto pela expressão plástica e assim estimular o espírito crítico nos jovens.
Depois de um contacto directo com os alunos e Professores, nas Escolas, e de um melhor apuramento das reais necessidades de cada uma concluímos que:
Ao nível da Educação, o concelho de Monchique apresenta situações anómalas, que devem ser corrigidas com vista a melhorar a qualidade do ensino e consequente aproveitamento escolar dos jovens monchiquenses. Para isso, reivindicamos à Câmara Municipal as seguintes situações:

TRANSPORTES ESCOLARES:

a) Que a Câmara de Monchique exija à empresa transportadora que faz o transporte dos alunos que frequentam o Ensino Secundário em Portimão, mais Qualidade e Segurança neste serviço. Verificamos que algumas vezes os alunos têm que fazer parte do percurso de pé, e que existe uma desadequação entre o horário dos alunos e o dos autocarros. Existe um autocarro (Ptm – Mcq) às 14:15h (hora de saída dos alunos) e outro às 17:15h. Propomos a alteração das 14:15h para as 14:30h, ou a criação de outro, entre os dois existentes actualmente, que melhor sirva o interesse dos alunos e lhes permita chegar mais cedo a casa.

b) OPTIMIZAR OS TRANSPORTES ESCOLARES camarários, ao nível do 1º Ciclo de forma a evitar que alunos deste nível de ensino apanhem o autocarro às 6:45h da manhã para entrarem na escola às 9:00h, e que saiam às 15:30h e cheguem a casa às 18:00h. Lembramos que estamos a falar de crianças com 7/8 anos. Sim, isto passa-se em Monchique!

c) Ao nível do Ensino Secundário, constatamos que os alunos provenientes das zonas rurais mais distantes do concelho, tiveram que recorrer ao aluguer de uma casa na Vila, longe dos seus familiares, para poderem estudar em Portimão, e não tiveram qualquer apoio ou acompanhamento por parte da autarquia.


2. SERVIÇOS:

a) CONTRATUALIZAÇÃO DE UM PSICÓLOGO permanente no concelho para acompanhamento e orientação pessoal e profissional dos jovens monchiquenses. Recoredamos a situação sócio-económica do concelho, provocada pelos incêndios dos últimos dois anos, e a necessidade de orientar os jovens para um futuro que deverá ser diferente dos seus conterrâneos que procuraram outras Terras para viver.

b) AUMENTO DOS SUBSÍDIOS escolares dos alunos do Ensino Básico, ou atribuição de uma COMPARTICIPAÇÃO FINANCEIRA, de forma a contribuir para superar o grande rombo na economia das famílias, provocado pela compra dos manuais escolares. Lembramos que por exemplo, um aluno do 7º ano de escolaridade gasta 235 euros em manuais escolares no presente ano lectivo.


3. EQUIPAMENTOS:

a) Criação de um CENTRO DE ESTUDO - espaço de estudo e realização de trabalhos de grupo, equipado com material informático, para os alunos que frequentam o Ensino Secundário, sob a orientação de um ou mais professores (por exemplo, da Escola E.B. 2,3 com horário incompleto no presente ano lectivo).

b) CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA LUDOTECA, oferecendo às crianças um espaço mais amplo, com uma oferta mais alargada, dando assim continuidade às actividades já desenvolvidas na actual Ludoteca.

c) AQUISIÇÃO DO TERRENO junto à Escola de S. Pedro para a CONSTRUÇÃO DO CENTRO ESCOLAR DE SÃO PEDRO, pois este deverá ser o primeiro passo, e lembramos AINDA NÃO FOI DADO.

d) ABERTURA DA CANTINA da Escola Básica de São Roque. É inadmissível a actual situação que se arrasta há anos.

e) Construção de um novo JARDIM-DE-INFÂNCIA ou ampliação do único existente, actualmente inacessível à maior parte da população, dadas as condições de acesso que o restringem unicamente a filhos de funcionários da autarquia. Então e os outros?



Porque consideramos importante a aplicação destas medidas, tudo faremos para que a Câmara Municipal de Monchique tome em atenção estas nossas propostas que certamente irão melhorar a situação dos nossos jovens.
Mais do que identificar os problemas da nossa juventude, é nossa grande determinação agir, intervir e contribuir activamente para a mudança que Monchique precisa. É por isso que não nos obstamos de exigir de quem governa tudo aquilo a que temos direito.
Vamos ultrapassar com coragem a situação que vivemos actualmente no nosso concelho, pois acreditamos que é aos jovens que compete delinear o futuro da sociedade. É aos jovens que se acomete essa responsabilidade e a “COR” que Monchique precisa tem de vir dos jovens. A cor de Ideias; de Acção; de Alegria; de Vida são os condimentos necessários para um Monchique melhor e mais próspero.


Monchique, 26 de Novembro de 2004

A Juventude Social Democrata de Monchique

3 Comments:

Blogger joeybenson1718 said...

I read over your blog, and i found it inquisitive, you may find My Blog interesting. My blog is just about my day to day life, as a park ranger. So please Click Here To Read My Blog

http://www.juicyfruiter.blogspot.com

13 de janeiro de 2006 às 20:36

 
Blogger lisaflynn5338021516 said...

Do you want free porn? Contact my AIM SN 'p1nkn3ss' just say 'give me some pics now!'.

No age verification required, totally free! Just send an instant message to AIM screen name "p1nkn3ss".

Any message you send is fine!

AIM abuse can be reported here.

29 de março de 2006 às 03:37

 
Blogger davidmorgan4118070883 said...

Get any Desired College Degree, In less then 2 weeks.

Call this number now 24 hours a day 7 days a week (413) 208-3069

Get these Degrees NOW!!!

"BA", "BSc", "MA", "MSc", "MBA", "PHD",

Get everything within 2 weeks.
100% verifiable, this is a real deal

Act now you owe it to your future.

(413) 208-3069 call now 24 hours a day, 7 days a week.

14 de maio de 2006 às 08:29

 

Enviar um comentário

<< Home

 
Site Meter